Monday, June 4, 2012

CFM reconhece a Estimulação Magnética Transcraniana como ato médico

Resolução do Conselho Federal de Medicina afirma que o uso da EMTr é exclusivo para médicos Nesta terça-feira (02/05), o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou resolução que afirma que o uso da Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) deve ser feito exclusivamente por médicos.

Embora a literatura médica, e o registro na ANVISA, já autorizassem o médico a fazer uso clínico do método desde 2008, a publicação da resolução do CFM é um marco importante no reconhecimento do papel das técnicas de neuromodulação no tratamento da depressão e esquizofrenia.

Com a definição da resolução, fica claro que a aplicação das sessões de EMTr devem ser realizadas somente por médicos, alertando a população para clínicas que não seguem essa diretriz e realizam as aplicações com profissionais da saúde, como psicólogos ou fisioterapeutas.

No IPAN, desde seu nascimento, somente os médicos psiquiatras, especializados na técnica com cursos no Brasil e exterior, aplicam as sessões de EMTr nos pacientes. Mais de cem clínicas em todo o mundo já oferecem, com eficácia comprovada, o tratamento de Estimulação Magnética Transcraniana, muitas delas, focadas na melhora dos quadros de depressão e esquizofrenia.

A plenária do CFM aprovou o uso da EMTr, exclusivo para médicos, nas seguintes situações: Depressão Unipolar;
Depressão Bipolar;
Esquizofrenia (nas alucinações auditivas).
Planejamento de neurocirurgia.

Confira abaixo a notícia publicada na folha UOL sobre este assunto,

Equipe IPAN


No comments:

Post a Comment